O Municipal é ainda hoje um dos grandes precursores e pioneiros da cultura nacional e vida no centro da cidade

Antes mesmo de entrar para se encantar com um espetáculo, o Theatro Municipal impressiona pela sua exuberante arquitetura. O Theatro foi, e ainda é, um dos principais marcos arquitetônicos e culturais da cidade de São Paulo. Inaugurado em setembro de 1911, o edifício foi inspirado na Ópera Garnier, em Paris. Assinado pelo arquiteto Ramos de Azevedo, e com projeto interno dos arquitetos italianos Cláudio Rossi e Domiziano Rossi, o Municipal fica localizado no centro da cidade, ao lado do Vale do Anhangabaú.

A visualização 360° promove uma significativa valorização da arquitetura e da história do local. Com ela, é possível apreciar detalhes e explorar visualmente o espaço sem estar fisicamente presente, além de fazer um registro fotográfico de alta qualidade de como o local se encontrava no momento em que foi registrado. As novas tecnologias permitem o acesso à monumentos como o Municipal de qualquer lugar do mundo! Pessoas que nunca viriam à São Paulo por qualquer motivo, agora podem conhecer espaços importantes como esse sem sair de casa!

Empenhados em divulgar a cultura, o Theatro promove inúmeras apresentações na faixa ou com preços acessíveis, além de levá-las para outros estabelecimentos, alguns em áreas periféricas. Essa consciência é um dos diferenciais que tornam o Theatro um grande participante da cultura nacional atual.

 

theatro municipal s o paiulo VisualHunt

Em sua trajetória, o Theatro recebeu grandes nomes mundiais da música e da dança, como Enrico Caruso, Maria Callas, Francisco Mignoni, Duke Ellington, Ella Fitzgerald, Isadora Duncan, Nijinsky, Nureyev e Baryshnikov; além de ter sido cenário de um dos principais eventos da história das artes no Brasil, a Semana de Arte Moderna.

Saiba mais sobre a programação

O Bar dos Arcos e a noite Paulistana

Uma curiosidade bastante conhecida é a lenda do Theatro ser assombrado. Assim como o clássico “Fantasma da Ópera” (1909) de Paris, lendas urbanas contam a versão brasileira, que parece também ter histórias sobre espíritos de artistas que se apresentaram nos palcos do Municipal perambulando pelas dependências do local, principalmente no subsolo, onde existiam os dutos de ventilação. Após a reforma de 1980, o Salão dos Arcos se tornou acessível em visitas guiadas, mas o empresário Facundo Guerra contribuiu para um melhor aproveitamento do espaço. Em Dezembro de 2018, o local ganhou um novo uso, o Bar dos Arcos.

arcos 1 b4b3c

Localizado no subsolo do estabelecimento, recebeu este nome pela imponente presença da estrutura em arcos do local. Isso se dá ao contexto em que o Theatro foi construído, em 1911, quando ainda não existia a tecnologia do cimento. Sendo assim, a estrutura foi construída com uma “argamassa” feita de conchas, gordura de baleia e areia. Para preservar a estrutura tombada, a iluminação se dá por longos balcões iluminados, que conformam um labirinto de mesas compartilhadas. Estes remetem ao bar do hotel Overlook, do Filme “O Iluminado” (1980) de Stanley Kubrick, e trazem um ar de modernidade para o local. O bar também conta com um espaço de lounge mobiliado pela parceira West Wing, além de uma grande piscina de bolinhas que faz a diversão do público.

Preencha o formulário para que possamos te ajudar!

Email: contato@vround.com.br
Contato:
 +55 11 2639.4964

Endereço:  Rua berta, 70 | Sao Paulo, SP